O que é o investimento em renda fixa?

O investimento em renda fixa é uma opção interessante como classe de ativos para investidores. 

Esses títulos são emitidos, entre outras coisas, por empresas, estados e bancos na forma de títulos corporativos ou governamentais, títulos hipotecários, debêntures e outros títulos. 

Muitas vezes, também são incluídos em fundos na forma de títulos como ações de baixo risco. Os investidores se beneficiam dos pagamentos que recebem pelo seu investimento, mas devem ser capazes de avaliar os riscos. 

Investimento em renda fixa: como funciona um título fixo?

Por definição, o investimento em renda fixa são todos os títulos financeiros que rendem juros por um prazo fixo. Eles funcionam, portanto, de maneira semelhante a um empréstimo, uma vez que a taxa de juros também é fixada pela duração além do prazo. 

A taxa à qual ocorrem os pagamentos de juros depende do emitente – ou seja, o emissor dos títulos. Como todos os valores mobiliários, os investimentos de renda fixa também podem ser negociados na bolsa de valores.

Exemplo simples: Quem precisa de capital, por exemplo para comprar um imóvel, faz um empréstimo no banco. Uma taxa de juros e um prazo são fixados para o pagamento do empréstimo. 

Os títulos de renda fixa são um processo semelhante, exceto que um banco, empresa, governo ou outro emissor toma um empréstimo ou debênture de investidores e paga a quantia no vencimento.

Ao contrário de outros títulos, como ações, os investimentos em renda fixa fazem parte da dívida do emissor, assim como um empréstimo. Os títulos remunerados são emitidos por estados, países e outros órgãos públicos, bancos ou empresas na forma de títulos governamentais ou corporativos. 

Os investidores conseguem comprar ativos de renda fixa diretamente do emissor ou na forma de fundos que contenham esses títulos. 

O nível de juros dos títulos de renda fixa é geralmente baseado no prazo e na qualidade de crédito do emissor. Se investir seu dinheiro por muito tempo, é possível esperar taxas de juros mais altas. 

Dependendo do tipo de investimento, no entanto, podem ser cobradas taxas que reduzem o retorno. Possíveis flutuações na taxa de câmbio também afetam os pagamentos de juros. 

Por outro lado, o investimento de renda fixa é considerado um título orientado para a segurança.

Quais são os riscos de investir em títulos de renda?

Ao contrário das ações, os títulos de renda fixa não são ações de uma empresa ou estado, mas são concedidas pelo investidor como capital de terceiros. 

O investidor não recebe uma ação da empresa emissora, mas uma taxa de juros fixa. Ao mesmo tempo, isso envolve riscos diferentes daqueles associados aos investimentos patrimoniais normais. 

No caso de títulos de renda fixa, os riscos mais conhecidos são risco de emissor, risco-país, risco de taxa de juros, risco de crédito, risco de inflação, taxa de câmbio e risco de taxa de câmbio, risco de inflação e risco de rescisão.

Benefícios dos Títulos de Renda Fixa

Investir seu dinheiro em títulos de renda fixa traz claras vantagens para o investidor, que não podem ser negadas e que falam a favor desse tipo de investimento. Por um lado, existe o rendimento regular de juros que os investidores recebem deste tipo de títulos. 

Esses são os diferentes vencimentos para os quais os títulos de renda fixa estão disponíveis e oferecem todas as opções de investimento, desde vencimentos curtos até investimentos de médio prazo e vencimentos longos. 

São os diferentes tipos de investimento de renda fixa, entre os quais cada investidor encontrará o seu próprio tipo de título no qual consegue e deseja investir o seu dinheiro.

Além disso, os títulos de renda fixa são negociados a qualquer momento e o título é classificado como muito alto, pelo menos para emissores com alto rating de crédito. 

Acima de tudo, a receita regular de juros com a qual os investidores planejam esse tipo de título é usado como uma segunda fonte de renda para sua receita, é uma clara vantagem para investir em títulos de renda fixa.

 

0 ações
Post Anterior

Os riscos judiciais de ser empresário

Próximo Post

Governo deve aumentar os impostos sobre Herança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *