
Você tem dinheiro para o inventário?
Durante o inventário, os bens, ou seja, os ativos e as dívidas de uma empresa, são listados em uma data específica ou continuamente. Existe um inventário puramente físico e um contábil.
Enquanto todos os itens como bens, sistemas ou máquinas são contabilizados no inventário físico, os créditos e débitos, contas a receber e passivos são contabilizados no inventário contábil. Tudo se junta para formar o inventário, um documento listando todos os ativos de uma empresa.
O que é um inventário?
Durante o inventário, são contados e registrados não apenas todos os estoques de mercadorias, máquinas e sistemas da empresa, mas também os ativos intangíveis, ou seja, as dívidas e os ativos.
Tudo o que pertence ao chamado inventário vai para a lista de inventário. O código comercial forma a base legal para o inventário. Obriga os comerciantes a realizar o inventário e identificá-lo como parte da escrituração adequada. Também estipula quando um inventário deve ocorrer:
- ao iniciar um negócio
- quando o dono muda
- se houver uma aquisição do negócio ou se o negócio for fechado
- e por padrão no final de um ano fiscal.
Se houver diferenças entre os estoques teóricos e reais, os estoques teóricos devem ser corrigidos. Esta diferença também deve ser incluída em conformidade na conta de ganhos e perdas.
Razões pelas quais toda empresa precisa de estoques regulares
Ao realizar inventários regularmente, o empresário obterá uma visão mais ampla do seu negócio, permitindo que encontre novas maneiras de aumentar os lucros e melhorar a sua empresa.
Detecte roubo e identifique problemas de recolhimento
A realidade no varejo é que o roubo acontece regularmente e sempre afetará seu estoque e será a causa de suas discrepâncias.
Inventários regulares revelarão problemas como mercadorias danificadas, pedidos não atendidos ou ausentes.
Certifique-se de atingir sua meta de negócios
Quando identifica as discrepâncias em seu inventário, essa discrepância aparecerá em termos monetários. Portanto, para poder atingir seus objetivos de negócios, é muito útil identificar anomalias antes do final do ano e reagir.
Qual o valor de um inventário empresarial?
Existem vários fatores a serem considerados, tais como:
- quantas unidades a empresa possui
- como está o nível de organização
- será preciso localizar os ativos ou eles já estão cadastrados
- quantos itens existem em cada unidade da empresa
Esses são alguns dos fatores considerados ao precificar o de ativos. Além disso, avaliar o estado das mercadorias e desvalorizá-las em relação ao mercado é uma tarefa que requer tempo e conhecimento.
Dicas e truques para inventário de varejo
Um inventário não existe apenas para fazer estoque, mas é usado maravilhosamente no varejo para otimizar mercadorias.
Por um lado, dá ao varejista uma visão geral dos ativos e despesas correntes da empresa. Por outro lado, revelam quais itens estão vendendo bem.
O estoque garante que as mercadorias necessárias e possivelmente preferidas estejam sempre disponíveis em quantidades adequadas para os clientes.
Algumas dicas importantes para todos os varejistas sobre os tempos de estoque são as seguintes:
Planejamento de tempo
Escolha o tipo de estoque certo para sua empresa e planeje com base no tamanho da empresa e no tamanho da linha de produtos.
Fornecedores e clientes devem ser informados com antecedência para evitar desentendimentos. Armazém e área de vendas devem ser devidamente divididos e um tempo aproximado para contagem deve ser determinado.
Planejamento de força de trabalho
Dependendo do tipo e variedade de mercadorias que está vendendo, a contagem é muito tediosa. Pessoal suficiente deve ser planejado para isso.
O pessoal envolvido e os trabalhadores temporários devem ser adquiridos em tempo útil. Para operações mais complexas, você também deve planejar o treinamento da equipe.
Ordem e meticulosidade
Aconselha-se a ordenar previamente os armazéns e salas de venda da melhor forma possível para facilitar o inventário.
Preparar listas de inventário para as diferentes áreas. Ao contar, a meticulosidade precisa ser a principal prioridade. A equipe também deve internalizar esse princípio.