
Como solicitar a matrícula de imóvel atualizada
Se você está iniciando o Planejamento Patrimonial da sua Holding Familiar, é essencial garantir que todos os documentos estejam em ordem — e a matrícula de imóvel atualizada é um dos mais importantes. Esse documento detalha os atuais proprietários e revela se há algum tipo de indisponibilidade ou pendência registrada no imóvel.
É muito comum, durante essa etapa, que clientes descubram irregularidades como a falta de averbação da escritura ou da regularização de uma construção. Por isso, muitas vezes, a matrícula ainda aparece como um terreno, mesmo havendo edificações no local.
A boa notícia é que, hoje em dia, é possível solicitar a matrícula de imóvel de forma prática e rápida, diretamente pela internet. Abaixo, explicamos o passo a passo para você realizar essa solicitação com facilidade e evitar contratempos no planejamento patrimonial da sua holding.
Site Registradores
O Site Registradores é a plataforma oficial da ONR (Operador Nacional do Registro), que centraliza serviços relacionados a registros públicos no Brasil. Ele permite o acesso fácil e rápido a documentos importantes, como a matrícula de imóvel atualizada, por meio de um ambiente totalmente online. Além de ser confiável e seguro, o site simplifica o processo burocrático, garantindo praticidade para quem precisa realizar consultas e solicitações sem sair de casa. Para iniciar, basta acessar o endereço:
https://registradores.onr.org.br/CertidaoDigital/Default.aspx
Etapas para obter a matrícula
- Faça login no site:
Clique em “Entrar” no canto superior da página e
Escolha o tipo de acesso:
Selecione “Acesso Comum” e faça login utilizando a sua senha Gov.br - Será direcionado para a tela abaixo clique em: + opções e Novo Pedido.
A opção Visualização de Matrícula permite liberar a matrícula de imediado mas sem valor de Certidão, o custo é reduzido, abaixo de R$ 10,00 (dez reais), já a opção Certidão Digital irá liberar a Certidão Oficial e tem custo abaixo de R$ 40,00 (quarenta reais).
- Selecione o local desejado:
Escolha o estado e a cidade onde o imóvel está registrado. - Avance para o próximo passo:
Clique em “Prosseguir”. - Informe os detalhes do cartório:
Preencha os campos com o nome da cidade e do cartório onde o imóvel está registrado. - Escolha o tipo de certidão:
No campo “Tipo de Certidão”, selecione “Matrícula – Inteiro Teor” e marque a opção “Pedido por: Nº de Matrícula/CNM”. - Informe os dados da matrícula:
Escolha a opção “Matrícula Mãe” e insira o número da matrícula correspondente.
- Complete os dados adicionais:
Preencha as informações complementares solicitadas, que podem ser localizadas no documento da matrícula.
- Confirme a seleção final:
Clique na última opção destacada em azul para prosseguir. - Conclua o pagamento:
Escolha a forma de pagamento desejada e finalize o pedido.
A matrícula poderá ser liberada no dia seguinte, basta acompanhar pelo site em Consulta Pedidos, você também será notificado por email quando estiver disponível.
Com as matrículas atualizadas já será possível dar continuidade no Planejamento da Holding Familiar.
Diego Vasconcelos Corrêa
Contador de Holding Familiar
https://www.holdingfamiliar.com.br