Vantagens de Previdência Privada

Por que optar por uma previdência privada? O sistema público de pensões no Brasil é estruturado de acordo com o critério de distribuição: as contribuições pagas pelos trabalhadores são usadas para pagar as pensões daqueles que estão atualmente aposentados. 

Com este tipo de sistema, o fluxo das receitas (pagamentos) deve estar em equilíbrio com o das despesas (pensões pagas).

O aumento da vida média da população tem feito com que as pensões sejam pagas por mais tempo, enquanto por outro lado a contração do atual crescimento económico tem vindo a diminuir progressivamente as receitas contributivas.

Para fazer face a esta situação e assim reequilibrar um sistema que estaria fadado ao insucesso, foram implementadas nos últimos 20 anos uma série de reformas estruturais com o objetivo de controlar a despesa pública com aposentadorias e estabelecer um sistema de pensões complementares.

Previdência privada: como funciona?

Como mencionado, a previdência pública opera com o mecanismo de “distribuição” em virtude do qual os trabalhadores atuais financiam as pensões atuais com suas próprias contribuições.

Os fundos de pensões complementares, por sua vez, operam nos mercados financeiros segundo o mecanismo de “capitalização”: 

As contribuições periódicas são pagas e aplicadas segundo uma linha de gestão (obrigação, ação, mista ou garantida) escolhida pelo aderente. 

Na aposentadoria, o capital acumulado, dado pelos recursos pagos e os rendimentos obtidos, é desembolsado na forma de complemento de pensão em pecúlio e/ou capital.

Fundos de pensão: quais os tipos?

Onde investir para construir sua aposentadoria? Os fundos de pensões são o instrumento vocacionado precisamente para isso e classificam-se em diferentes tipos a entidade que os institui e as modalidades de adesão.

Eles se distinguem em:

  • Fundos de pensões abertos em que a adesão é aberta, independentemente da situação laboral, a todos os que pretendam constituir uma pensão complementar à de base e são constituídos por bancos, seguradoras, sociedades gestoras de património. 
  • Fundos de pensões fechados (ou negociados) em que, ao contrário do tipo anterior, a adesão é reservada a categorias específicas de trabalhadores (por exemplo, metalúrgicos, advogados, etc.)

Previdência complementar: as vantagens para os jovens

Um bom começo é metade da batalha. Todos nós conhecemos este provérbio, e é absolutamente verdade quando pensamos em poupar para a aposentadoria. E a melhor escolha é com a previdência privada. Para construir uma boa previdência complementar é preciso tempo e perseverança. 

É por esse motivo que precisamos começar jovens, porque os jovens têm tempo. Pagamentos constantes (mesmo pequenos) e recorrentes ao longo do tempo darão os resultados desejados a longo prazo.

A necessidade de manter um rendimento adequado quando se decide aposentar é particularmente sentida hoje, sobretudo pelos jovens que iniciam a sua inserção no mundo do trabalho.

Hoje, não é mais um mistério como será possível manter o padrão de vida e a renda ao se aposentar do trabalho: por meio de aposentadorias ou pensões complementares.

Para entender por que, embora para nossos pais não fosse uma necessidade primária, hoje é importante abrir uma posição de previdência privada para garantir a segurança, estabilidade e a certeza que, infelizmente, não possuímos com o modelo obrigatório que temos no país. 

Um forte motivo para aderir esse formado de previdência é a segurança que passa, no instante que se fizer necessário aposentar, quanto ao tempo de espera para fazer a solicitação. 

Previdência privada: pense no futuro agora

Falar em aposentadoria quando se é jovem parece corrido e, no entanto, é um investimento para amanhã e um benefício fiscal para o presente. 

Reservar regularmente uma pequena quantia de dinheiro durante sua vida profissional é uma oportunidade para economizar e construir a sua própria previdência privada para as próximas décadas. 

Quem pode aderir à pensão complementar? Todos os trabalhadores, sejam empregados, autônomos ou freelancers. Existem regimes de pensões complementares para todas as necessidades e orçamentos. 

 

0 ações
Post Anterior

Vantagens do Seguro de vida

Próximo Post

Riqueza de geração em geração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *