O que é S&OP e como implementar?

Você sabe o que é S&OP? O planejamento de vendas e operações é um aspecto da cadeia de suprimentos que objetiva a criação de um plano de negócios unificado.

Ele extrai informações das principais áreas funcionais de uma organização, incluindo vendas, marketing, fabricação, distribuição e finanças. A colaboração multifuncional resulta em um plano abrangente.

No espectro das atividades de planejamento da cadeia de suprimentos, S&OP é tipicamente uma disciplina mais avançada e as organizações tendem a buscar o S&OP quando começam a vender um número maior de produtos.

O que é S&OP e qual seu impacto no negócio

Depois de entender o que é S&OP o desafio seguinte é entender como implementa-lo. As organizações podem encontrá-los nas principais soluções de software de planejamento da cadeia de suprimentos.

Algumas atividades de planejamento, como a previsão estatística, podem produzir excelentes resultados. E, no entanto, esses resultados tendem a ter um escopo bastante restrito.

Por exemplo, uma boa previsão estatística dependerá de algoritmos e do histórico de um item para produzir estimativas.

Mas outros dados, como projeções de receita e lucro, bem como eventos de marketing, muitas vezes não são uma parte formal desta mesma previsão. Como consequência, falta colaboração com os principais componentes do negócio.

Em contraste, o objetivo do planejamento de vendas e operações é obter uma visão holística, estendendo o processo de previsão para vendas, marketing, finanças e operações para suas entradas e ajustes coletivos.

Práticas mais avançadas de S&OP também incorporam o ponto de venda (POS) e outras informações relacionadas ao mercado.

A colaboração oferece grandes benefícios

O valor real e os ganhos de entender o que é S&OP e seus ganhos vêm da colaboração. Todas as partes podem se alinhar porque usam os mesmos conjuntos de dados.

Ao entender o que é S&OP é preciso ter em mente que se trata de um processo iterativo no qual os resultados de um ciclo de planejamento são comparados com o próximo para fornecer informações de tendências de toda a empresa.

Os participantes avaliam projeções em fases de oferta e demanda para garantir que os planos táticos em todas as funções de negócios se alinhem e apoiem a estratégia da empresa.

Com as empresas tradicionais as funções de vendas, fabricação e financeiras geralmente “competem entre si”.  Sem um plano consolidado, pequenos problemas podem rapidamente progredir em cadeia ao longo do processo.

Como implementar S&OP

Embora o processo de planejamento de vendas e operações possa diferir muito entre as organizações, tende a haver algumas etapas importantes que praticamente todos os planejadores seguem.

  • Coleta/Gerenciamento de Dados: Coleta de informações sobre vendas anteriores, análise de tendências e relato previsões.
  • Planejamento de Demanda: Validação de previsões, entendimento das fontes de demanda e variabilidade;
  • Planejamento de Fornecimento: Avaliação da capacidade de atender à demanda revisando a capacidade disponível, o estoque e o agendamento das operações necessárias.

  • Reconciliação do Plano (Pré S&OP): Combinação dos planos de oferta e demanda com considerações financeiras.
  • Finalização e liberação do S&OP: Finalização do plano e liberação para implementação.

Como mencionado anteriormente, o objetivo final de entender o que é S&OP é criar um plano que unifique todas as atividades de planejamento de demanda e fornecimento em torno de um plano integrado.

A colaboração entre equipes é fundamental para isso. Chegar a um consenso é muito mais fácil quando as atividades de S&OP estão fortemente integradas a outros aspectos do planejamento da cadeia de suprimentos.

Agora que sabe o que é S&OP você pode avaliar se vale a pena a ser implementado nos eu negócio e qual o caminho deve ser seguido para começar a implementa-lo.

0 ações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *