Como implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas?

Implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas usualmente se inicia por algumas etapas básicas de mapeamento de processos e possibilidades de melhoria.

Este mapeamento visando a sustentabilidade muitas vezes acaba trazendo soluções aliadas com outros ganhos, como redução de custos, sendo bom não apenas para o meio ambiente, mas também para os resultados do negócio.

Quando se trata de pequenas empresas o envolvimento de todos os funcionários se faz ainda mais necessário, tanto para a identificação destes processos quanto para implementação

Por onde começar a Implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas

Cada empresa é única, mas existem alguns pontos de atenção que podemos destacar e que poderão auxiliar a equipe ao Implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas:

  • Reduzir o consumo de energia

O consumo de energia pode ser reduzido de várias maneiras, seja a nível operacional, e neste caso seria uma meta de longo prazo que requer estudo e planejamento substanciais.

A economia também pode ser realizada, no entanto, no nível micro. A pesquisa mostrou que a economia pode ser realizada no dia-a-dia quando os funcionários são alertados sobre os esforços da empresa para reduzir o consumo de energia.

Passos simples como desligar as luzes e desligar os termostatos podem aumentar ajudar de forma mensurável ao implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas.

  • Redução de resíduos

Muitos locais de trabalho deram passos significativos para “sem papel”. Quase todos os negócios e indústrias podem começar a avançar para a redução do desperdício de papel.

Isso incluirá a conversão de arquivos para o formato digital e a redução da redundância nos requisitos de relatórios e arquivamento.

A redução de resíduos, é claro, pode envolver muito mais do que a revolução “sem papel”. Reduzir o desperdício das instalações de fabricação da empresa pode fazer uma enorme diferença.

Como acontece com qualquer mudança no nível operacional, essa transformação exigirá um estudo cuidadoso e um plano de implementação de longo prazo.

No nível micro, a análise de resíduos em áreas como o refeitório também pode resultar em uma redução mensurável ao Implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas.

  • Produtos Reciclados

Se os produtos reciclados podem ser usados ​​em um determinado ambiente de negócios deve ser avaliado imediatamente. Muitas vezes, uma mudança para produtos reciclados pode ser um passo neutro em termos de custos.

Em alguns casos, no entanto, uma transição para o uso de produtos reciclados pode necessariamente aumentar as despesas comerciais e ser visto como uma barreira para o implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas

Entretanto, muitas vezes, esses custos aumentados podem ser recuperados ao longo do tempo pela realização de uma maior boa vontade, fidelidade e satisfação do cliente e retenção de funcionários.

Fornecimento local é excelente para sustentabilidade

Assim como o abastecimento local é bom para a reputação de uma empresa na economia local, também deve fazer parte do plano de jogo para a maioria das empresas que estão se movendo em direção à sustentabilidade.

Uma grande redução no consumo de energia e despesas associadas pode ser alcançada implementando o fornecimento local de tudo, desde matérias-primas até produtos e equipamentos de escritório.

No clima de negócios de hoje, uma estratégia fundamental para demonstrar e cumprir um compromisso de negócios com a sustentabilidade é evidenciada pelo fornecimento local.

Novas ideias e formas de pensar são geradas quando uma empresa educa seus funcionários sobre sustentabilidade e o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

A formação de colaboradores e a realização de estágios a alunos que estudam áreas de sustentabilidade são excelentes formas de promover a inovação e medidas para implantar Plano de Sustentabilidade em pequenas empresas.

0 ações
Post Anterior

O que é S&OP e como implementar?

Próximo Post

Para que serve o Código de Ética em uma empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *