Ser empresário é a melhor alternativa para ganhar dinheiro

Muitos guias sobre o assunto de abrir um negócio dão a impressão de que quem quer se tornar um empresário deve ser uma espécie de super-herói formado em administração de empresas. A lista de qualificações que um fundador deve ter é longa. 

Varia de assertivo a disciplinado, de resistir ao estresse a assumir riscos, de pé no chão a visionário. Os fundadores devem ter know-how comercial e experiência em gestão e estar dispostos a trabalhar muitas horas.

Você se vê nesta descrição?

Provavelmente não. Em todo caso, nunca conheci ninguém que correspondesse a esta imagem. 

Por outro lado, há muitos que são completamente diferentes – e mesmo assim (ou justamente por isso?) são bem-sucedidos como empreendedores. Por isso, ouso dizer: não existe uma personalidade empreendedora!

O problema é que esse mito, por meio de sua repetição constante, cimenta um ideal exagerado em nossas cabeças que perturba muitos aspirantes a autônomos quando encorajamento seriam muito mais apropriados.

Por que você deveria idealmente se tornar um empresário hoje

A decisão de abrir sua própria empresa pode ter motivações muito diferentes. Várias razões são concebíveis aqui. 

Por exemplo, é possível ter uma ideia de negócio única na qual vê alto potencial de sucesso e boas chances de ganhar. Ou apenas quer desenvolver melhor seu potencial pessoal com sua própria empresa.

Mas talvez seja, por natureza, seja o tipo de empresário voltado para soluções que gosta de tomar sozinho e ou para quem uma relação de trabalho não é adequada. 

Então você quer ser independente de um empregador e trabalhar de forma independente. O pré-requisito é, obviamente, que os desafios e as oportunidades de desenvolvimento sejam mais importantes.

Claro, também é possível que sua decisão de iniciar sua própria vida profissional tenha motivos práticos, como uma melhor compatibilidade com a vida familiar ou o fim do desemprego.

Já é possível ver que há uma grande variedade de razões para decidir abrir um negócio e se tornar um empresário.

O seu modelo de negócio está de pé?

Sua ideia é apenas o começo, o rascunho para a fundação de sua empresa. Agora é hora de desenvolver um modelo de negócio real que mostre como sua empresa deve funcionar posteriormente.

O modelo de sucesso de negócios consiste em vários blocos de construção que estão todos relacionados entre si e são igualmente importantes para o desenvolvimento econômico. O foco está no benefício que uma empresa cria.

Muitos fundadores estão preocupados principalmente com seu produto ou serviço e organizam todo o resto da maneira usual. A abordagem do modelo de negócios abre seus olhos e ajuda a perceber todas as facetas de sua empresa. 

Em termos concretos, é tão significativo que você não pense apenas em sua oferta, mas também em como poderia organizar o modelo de produção, distribuição ou receita para atender sua proposta de valor da melhor maneira e deixar os seus clientes ainda mais satisfeitos.

Requisitos para um empresário de sucesso

Se você quer ser um empreendedor, certas qualidades pessoais são benéficas. Além disso, no entanto, alguns requisitos externos também devem ser atendidos para que o início do trabalho autônomo seja bem-sucedido. 

Os seguintes fatores são particularmente importantes:

 

  • Ideia de negócio realizável
  • Paixão pelo projeto
  • Perseverança, tolerância à frustração e autoconfiança
  • Abordagem focada e construtiva
  • Capacidade crítica ativa e passiva
  • Disposição para correr riscos
  • Talento de vendas
  • Capacidade de motivar a si mesmo, cofundadores e possivelmente também funcionários
  • Experiência relacionada à empresa e conhecimento de negócios
  • Capital próprio suficiente ou capital emprestado

Comece a viver seus sonhos! Ser um empresário significa muito mais do que fazer o que você fazia anteriormente como funcionário de regime CLT. 

0 ações
Post Anterior

Riqueza de geração em geração

Próximo Post

Perpetue o seu patrimônio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *