O que é holding familiar?

O que é Holding Familiar?



Antes de explicar o que é Holding Familiar também conhecida como Holding Patrimonial, entenda que Planejamento Sucessório é cuidar da distribuição dos bens antes de morrer. Apesar de ser um assunto desagradável, pois ninguém quer morrer, mas, considerando que é um fato certo e que geralmente herança é motivo de brigas familiares, que acabam destruindo a família por processos litigiosos, é muito importante cuidar desse assunto em vida.

Há diversas formas de fazer planejamento sucessório, as mais comuns: fazer doação com usufruto em vida ou testamento, mas será são as melhores alternativas?

Doação em vida

Quando se fala em doação, não temos liberdade para doar da forma que bem entendermos não. É necessário respeitar os herdeiros legítimos, tendo a cota livre e a parte legítima, 50% dos seus bens você pode doar para quem quiser, os outros 50% tem que ir para descendentes ou ascendentes. Deve-se considerar, que se casado, tem um meeiro, tendo que respeitar regras.

Também tem um custo alto com ITCD e cartório, enfim, acredito que não ser a melhor forma, mas se optarem por este modelo só recomendo que façam com usufruto vitalício.

O pensamento que “ahh quando eu morrer os herdeiros é que se virem” este é o pior pensamento que você pode ter. É o seu patrimônio, você teve muito trabalho para tê-lo e não pode achar que não é responsabilidade sua planejar a sucessão.

Testamento

Testamento também é um instrumento de planejamento sucessório, pode ser particular feito com advogado, o público feito no cartório e o cerrado que é feito de forma sigilosa e somente após a morte que fica sabendo. Para testamento, a regra da doação é a mesma, assim como os custos.

A melhor forma de se fazer planejamento sucessório e que já é usada há anos pelas famílias mais ricas do Brasil e que você agora tem acesso a esta ferramenta que é totalmente legal, é constituir uma Holding Familiar.

A expressão holding significa segurar, controlar, guardar. Holding patrimonial é um modelo de sociedade que tem por objetivo a administração dos bens, sendo usada como Planejamento Tributário e Planejamento Sucessório.

Ao constituir uma Holding, ela terá o CNPJ e Estatuto. O Estatuto definirá todas as regras referentes a administração dos bens, os bens serão transferidos da pessoa física para pessoa jurídica. Você não precisa se preocupar, pois continuará sendo dono da mesma forma, pois as ações da empresa serão suas.

Como qualquer sociedade, deve-se definir a qual CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) se vincular. para Holding Familiar é comum utilizar:

i.6822-6 Gestão e Administração da Propriedade Imobiliária;ii.6462-0 Holdings de instituições Não-Financeiras;

iii.6810-2 Atividades Imobiliárias de Imóveis Próprios.

São muitas as vantagens de Holding Familiar e para saber mais acesse o nosso site e cadastre-se para ter acesso a Página do Tira Dúvidas

Diego Vasconcelos
Diego Vasconcelos – Consultor em Holding Familiar
Tags:
0 shares
Previous Post

Holding Familiar SA – Sociedade Anônima

No More Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *