Quais são os desafios da empresa familiar?

A definição mais abrangente da palavra “empresa familiar” pode ser compreendida como um grupo de pessoas que se conhecem e trabalham juntas com o intuito de gerar resultados.

Isso significa que as pessoas que integram a “família” podem ser parentes próximos (filhos, netos, pais) ou não tão próximos (irmãos, irmãs).

As empresas familiares são uma alternativa ao modelo tradicional de negócio, mas enfrentam desafios diferentes dos demais. Nosso objetivo é discutir e explicar o que é uma empresa familiar, quais são os principais desafios da empresa familiar.

Quais são os maiores desafios da empresa familiar?

A empresa familiar enfrenta desafios diferentes daqueles encontrados pelas empresas não familiares.

A empresa familiar é uma organização que tem como base a família. Isso pode ser um fator de sucesso ou de fracasso, dependendo do contexto em que ela está inserida.

Se a família é comprometida e trabalha em conjunto, pode haver benefícios para todos: uma melhor gestão e compartilhamento de experiências, por exemplo.

Mas se houver distanciamento entre as pessoas, o resultado será o contrário: ruim gestão, falta de motivação e perda de resultado no médio e longo prazo.

O principal desafio para uma empresa familiar é a sobreposição de papéis. Ao mesmo tempo que você precisa gerir sua empresa como um todo, você também precisa cuidar dos seus funcionários individuais e dos clientes.

Para além de lidar com questões de natureza legal e fiscal, a empresa familiar tem que lidar com questões como a transmissão dos negócios, a formação do quadro de colaboradores, os conflitos entre os sócios e o relacionamento com clientes.

Alguns dos desafios da empresa familiar são:

  • Estabelecer um senso de propriedade e responsabilidade entre os membros da família
  • Determinar o papel dos membros da família na empresa
  • Preparar o futuro da empresa para além da geração atual de proprietários
  • Dar apoio e orientação aos filhos que não vão trabalhar na empresa
  • A base familiar limita a capacidade de recrutamento;
  • A estrutura familiar pode obstruir as decisões;
  • Os conflitos entre os membros podem causar rupturas na empresa;
  • A rivalidade familiar pode gerar problemas no ambiente laboral;
  • As empresas familiares têm maior probabilidade de falirem;
  • Recrutar novos colaboradores.

As empresas familiares enfrentam desafios diferentes dos que as empresas não familiares enfrentam. Por exemplo, uma empresa familiar com poucos recursos financeiros pode ter dificuldade para se manter à frente de concorrentes bem-financiados.

Este tipo de empresa pode ter que tomar decisões mais rápidas ou arriscadas para manter o negócio funcionando, e os resultados podem ser catastróficos.

Outro problema comum a empresas familiares é a falta de experiência profissional ao lidar com pessoas e processos que podem ser complexos e caros, mas necessários para a sobrevivência da organização.

Um exemplo disso seria quando uma empresa familiar tem uma filial no exterior, mas não possui conhecimento sobre como criar esse tipo de operação no mercado.

A empresa familiar é aquela que tem como sócios os membros da família. Ela é uma empresa com objetivos claros, onde os valores da família estão presentes.

Geralmente, a família é uma união de pessoas que acreditam e seguem o mesmo ideal, pois confiam nos demais integrantes para gerenciar a empresa.

Diferente do que se imagina, as empresas familiares não têm uma gestão diferente das outras companhias.

No entanto, existem alguns desafios que elas enfrentam durante o seu ciclo de vida e que podem ser superados com a orientação correta dos gestores.

Estes foram os ensinamentos básicos, e você pode aprender muito mais sobre os desafios da empresa familiar na Holding Familiar contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade.

Se você quer aprender mais sobre os desafios da empresa familiar, assista a Palestra Gratuita para saber mais sobre Holding Familiar.

Diego Vasconcelos

0 ações
Post Anterior

O que são Modelos de Governança Corporativa?

Próximo Post

O que é Governança Corporativa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *