Não deixe o planejamento de sucessão para depois

Não deixe o planejamento de sucessão para depois, a sucessão é um processo que começa quando você identifica qualquer pessoa que pode tomar conta do seu negócio, após sua morte ou incapacidade.

É importante saber quais são os seus planos para a sucessão e como você irá cumpri-los.

Você também precisa encontrar uma maneira de transferir as informações necessárias para a administração do seu negócio a essa pessoa, ou seja, como você vai passar seus conhecimentos e habilidades para ela.

E por que não deixar o planejamento de sucessão para depois? Porque no caso da sua morte ou incapacidade, qualquer coisa poderia acontecer com ele. Alguém poderia roubar o seu dinheiro ou dar um golpe.

Por que não deixar o planejamento de sucessão para depois?

O progresso pessoal e profissional está ligado à capacidade de inovar, prever as mudanças e aproveitar as oportunidades. A transição da gestão das empresas é um momento delicado.

O futuro é incerto e tudo pode acontecer. O ideal é que você prepare o seu sucessor desde agora, assim, quando chegar a hora de passar o cargo ele está preparado para assumir o posto.

Apesar dos benefícios da gestão por equipes, muitas vezes existem falhas no processo, como falta de comunicação entre os membros da equipe e não haver um plano B.

O planejamento de sucessão é uma das coisas mais importantes para qualquer empresa. Não deixar isso para depois pode gerar problemas e atrasos no crescimento da sua empresa.

Você precisa ter certeza de que os seus herdeiros estão preparados para conduzir a empresa e que estão dispostos a continuar com seu legado.

Esteja certo de que vai ser possível encontrar um substituto confiável dentro da sua organização. Se não existir, você pode perder clientes e funcionários importantes quando ninguém estiver lá para responder às demandas do mercado.

Além disso, você precisa fazer isso antes que aconteça alguma situação imprevista que demande sua atenção imediata (como a morte precoce de um familiar próximo ou do seu melhor amigo).

O planejamento de sucessão é a parte mais importante da administração de uma empresa. O planejamento de sucessão te dá o poder de criar um caminho para que seu negócio continue crescendo mesmo quando você não estiver lá.

É importante compreender como fazer isso e não esperar até que precise.  Nunca é tarde demais para começar. O tempo vai passar, e você vai acabar esquecendo, por isso é importante começar agora.

Se você já tem uma empresa, faça um plano para quando sair da empresa. Se você está trabalhando com alguém que possa assumir seu lugar, comece a apresentá-los aos clientes e fornecedores antes de qualquer situação.

O planejamento de sucessão pode ser um tema estressante para muitas empresas, porque as pessoas não querem pensar sobre as consequências da morte e do desaparecimento.

Eles simplesmente não querem pensar sobre isso. Mas, como você sabe, seus negócios dependem da sua capacidade para lidar com a morte e o desaparecimento da família.

Mesmo que você tenha estabelecido uma política de sucessão e tenha feito a transição entre os membros da família há muitos anos, preocupações podem aparecer na hora da verdade ou durante o exercício da função.

Você pode ficar sem clareza sobre quem vai assumir cuidados financeiros e administrativos do seu negócio mesmo que você não possa estar presente.

Estes foram os ensinamentos básicos, e você pode aprender muito mais sobre Não deixe o planejamento de sucessão para depois na Holding Familiar contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade.

Se você quer aprender mais sobre  Não deixe o planejamento de sucessão para depois, assista a Palestra Gratuita para saber mais sobre Holding Familiar.

Diego Vasconcelos

0 ações
Post Anterior

Conselho Fiscal, o que é?

Próximo Post

Governança Corporativa para pequenas empresas, o que é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *