O que são Modelos de Governança Corporativa?

A governança corporativa é o processo pelo qual uma empresa é controlada e dirigida. A governança envolve a forma como uma empresa é gerenciada e dirigida, incluindo a forma como ela é possuída e operada.

A governança corporativa normalmente se refere à estrutura que uma corporação utiliza para organizar suas atividades internas, gerenciar suas operações e alocar poder entre as partes interessadas.

Modelos de Governança Corporativa pode ser dividida em três categorias:

  • modelos de controle,
  • modelos de participação
  • modelos mistos.

Modelos de controle incluem o modelo democrático e autocrático; modelos de participação incluem o modelo de consórcio e o modelo de hierarquia; e os modelos mistos incluem o modelo misto democrático-autocrático.

Como funcionam a Modelos de Governança Corporativa

Os Modelos de Governança Corporativa são o conjunto de princípios e normas que definem a estrutura organizacional, as atribuições e responsabilidades dos administradores da empresa, bem como os mecanismos de controle interno.

As organizações podem ser estruturadas de forma horizontal, vertical ou mista. No primeiro caso, os níveis hierárquicos são mais próximos entre si; no segundo, ocorre o inverso; e no terceiro, uma combinação dos dois modelos anteriores.

Os modelos de governança corporativa são:

  1. – Modelo de Controle Interno (MCI);
  2. – Modelo de Controle Externo (MCE);
  3. – Modelo Misto (MM

Governança Corporativa é a forma como a organização é governada. Os modelos de governança corporativa podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa, mas há quatro padrões principais que são adotados pelas organizações:

  1. Modelo de Equipe Executiva
  2. Modelo de Diretoria Fechada
  3. Modelo de Diretoria Aberta
  4. Modelo de Conselho Fechado

A governança corporativa também pode ser considerada como “a administração do conselho de administração da empresa”. O conselho de administração é responsável por administrar os negócios da empresa e tomar decisões que a ajudarão a crescer.

O conselho de administração também tem responsabilidades para com os acionistas e outras partes interessadas que não são proprietários, mas podem ter interesse no bom desempenho de seus investimentos.

Quando as pessoas falam sobre governança corporativa, estão se referindo à forma como uma empresa é administrada – a forma como seus líderes tomam decisões e administram seus funcionários. Parte dessa governança vem de leis e regulamentos, mas grande parte vem de políticas e práticas internas.

O objetivo da governança corporativa é assegurar que a empresa adira à lei e possa continuar operando normalmente, cumprindo suas obrigações para com os acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

Ou seja, a governança corporativa funciona com o objetivo maior de fazer com que as empresas e organizações cumpram a lei à risca, mantenham a transparência e legitimidade.

Também é importante observar que a governança corporativa não se limita a impedir que coisas ruins aconteçam; ela também envolve manter um registro de todas as coisas boas que acontecem – e garantir que elas aconteçam de forma consistente.

Para garantir uma boa governança corporativa, as empresas devem ter diretores independentes em seus conselhos, que podem ajudar a proteger os investidores contra gerentes interessados em si mesmos.

As empresas também devem ter um forte comitê de auditoria que supervisiona o trabalho dos auditores internos e assegura que os livros da empresa sejam devidamente mantidos.

A governança corporativa é um conjunto de regras e processos destinados a garantir que uma empresa esteja sendo administrada no melhor interesse de seus acionistas.

É diferente de outras formas de governança porque é projetado para corporações, e não para indivíduos ou grupos.

A governança corporativa ajuda as empresas a tomarem decisões sobre o que fazer com seu dinheiro, como gastá-lo e como administrar a si mesmas.

Estes foram os ensinamentos básicos, e você pode aprender muito mais sobre Modelos de Governança Corporativa na Holding Familiar contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade.

Se você quer aprender mais sobre  Modelos de Governança Corporativa, assista a Palestra Gratuita para saber mais sobre Holding Familiar.

Diego Vasconcelos

0 ações
Post Anterior

Governança Corporativa para pequenas empresas, o que é?

Próximo Post

Quais são os desafios da empresa familiar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *