O que é uma Offshore?

Somente nas últimas décadas se estabeleceram moedas livremente conversíveis e transferíveis. Em particular, no bloco oriental selecionado ou em alguns países em desenvolvimento, havia controles muito rígidos de exportação de capital e, às vezes, governos instáveis.

O negócio offshore também pode anunciar uma fase de repensar gradual nas leis vigentes: novos métodos de economia de livre mercado não são imediatamente introduzidos em todo o país, mas em propriedades que têm direito a fazê-lo.

No nosso país, esse método é uma saída concebível: em vez de fornecer uma subsidiária com muito patrimônio em moeda, a empresa financeira de um grupo mantém a filial. Os juros são calculados para isso todos os anos e realmente transferidos para fora.

Principais vantagens e desvantagens do negócio offshore

Quando se trata desse ramo de negócios, todos concordamos que temos deveres e direitos que dependem de nossa localização offshore e não de nosso país de origem.

Um fator a ser destacado é que, em suma, está relacionado à carga tributária, contrapartida, é possível se estender a outras áreas. As vantagens de custos mais baixos e muitas vezes, significativamente, menos burocracia são compensadas nas seguintes desvantagens:

  • Possíveis deficiências no judiciário. Isso começa com bases e procedimentos legais possivelmente diferentes e continua através de uma barreira linguística à acessibilidade.
  • Especialmente com somas ou depósitos maiores, surge a questão do seguro de depósito ou da estabilidade do sistema bancário local ou da moeda do país.
  • Danos à imagem: Nos últimos anos, a perspectiva dos negócios offshore foi alterada por partes interessadas, como ministros de finanças de países com tributação muito alta.

Efeitos de longo prazo das transações offshore

As críticas ao comércio offshore muitas vezes ignoram o fato de que a existência de locais concorrentes leva à tributação e excesso de regulamentação nos países desenvolvidos.

No setor de transporte marítimo, por exemplo, a terceirização de navios para locais offshore significou que os custos trabalhistas no Brasil, que são relativamente muito mais altos em comparação internacional, são significativamente reduzidos ou subsidiados.

Portanto, a importância econômica dos negócios offshore não é tão clara e ampla, quanto algumas manchetes de jornais fazem parecer.

Resumo de negócios offshore:

  1. Servem para minimizar custos de transação e impostos
  2. Na forma de portos francos ou zonas de livre comércio, tradicionalmente fazem parte do comércio internacional
  3. Por outro lado, as economias de custos são confrontadas com um risco crescente e insegurança jurídica

Empresas offshore são legais?

Abrir uma empresa offshore por si só não é ilegal, desde que tenha ativos acima de US$ 100.000 que sejam declarados ao Banco do Brasil e à Receita Federal, garantindo a transparência de suas transações.

Do ponto de vista jurídico, a elisão fiscal não é crime nem origina na evasão, essas vantagens fiscais que motivam os empresários a optarem por este método.

Uma das razões pelas quais essas organizações estão associadas, injustamente, a crimes de evasão é que, infelizmente, há empresas de fachada que não têm atividade real e existem apenas para fins de lavagem de dinheiro.

Isso, juntamente com protocolos para manter a identidade dos beneficiários reais em segredo, pode criar uma sensação de desconfiança e “dinheiro sujo”.

Gostou do respectivo artigo?

Dentre esse e outros assuntos relevantes sobre o mundo corporativo, encontrará inúmeras informações no nosso blog clicando aqui.

Ou caso esteja procurando a solução para os seus problemas, quanto no planejamento sucessórios, entre em contato com Holding Familiar, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Diego Vasconcelos

0 ações
Post Anterior

Vantagens da Holding Rural

Próximo Post

Quais as finalidades de um planejamento sucessório?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *