Como funciona a implantação de Canal de Denúncia na empresa?

Você sabe como funciona a implantação de canal de denúncias na empresa e para que ele serve? É uma ferramenta fundamental para identificar condutas não condizentes com os valores esperados.

A denúncia no local de trabalho ocorre quando um indivíduo relata irregularidades em uma organização, como má conduta financeira ou discriminação.

O denunciante pode ser um funcionário, mas também pode ser um terceiro, como um fornecedor ou cliente. E por isso é essencial que os canais de denúncia sejam públicos e de fácil acesso.

Como a implantação de canal de denúncias pode ajudar

Existem muitos cenários diferentes em que a implantação de canal de denúncias pode ajudar a empresa. Entretanto, geralmente são em casos que envolvem o combate a:

  • Corrupção
  • Discriminação e assédio no local de trabalho
  • Violações da lei e crimes
  • Violação dos direitos humanos
  • Suborno
  • Má administração ou má gestão
  • Negociação com informações privilegiadas
  • Uso indevido de dados

Tais reclamações se concentram em condutas proibidas por lei, como infração penal, discriminação ou evidência de encobrimento. No entanto, também podem abranger questões relacionadas à conformidade e à ética.

Quais os desafios na implantação de canal de denúncia?

Muitos não denunciam por medo de retaliação e consequentemente, as organizações não conseguem obter as informações que precisam para impedir a má conduta e reduzir os riscos.

Grande parte do desafio na implantação de canal de denúncia reside em gerar confiança, no sistema e processo de denúncia, e na organização como empregadora ética, de modo a criar uma cultura de comunicação.

E mais importante: não permita que o canal de denúncias deixe de cumprir seu propósito. As informações devem ser investigadas e quando necessário as devidas ações precisam ser tomadas para evitar que elas se repitam.

Além disso, é preciso que haja uma equipe capacitada para conduzir as investigações, sempre agindo com discrição, ética e se lembrando que o denunciante alvo da denúncia não pode ser constrangido publicamente.

Benefícios da implementação de canal de denúncia

Em termos de stakeholders externos, incluir fornecedores, clientes, parceiros e investidores, há dois grandes benefícios que destacamos. A primeira diz respeito ao elemento de confiança mencionado acima.

A implantação de canal de denúncia de irregularidades demonstra a todas as partes que você leva a sério a ética nos negócios e deseja ser uma empresa transparente.

Isso é valioso para o perfil de sustentabilidade de uma organização, é algo que os investidores em particular estão cada vez mais notando nas empresas que pretendem investir.

Um sistema de denúncia também pode ser um substituto eficiente para a gestão em áreas remotas da cadeia de valor, como em organizações internacionais com cadeias de suprimentos globais.

Aqui, as partes externas podem ser valiosas como potenciais denunciantes. A abertura da parte de denúncia do sistema de denúncias para terceiros amplia seu alcance.

Além disso, a implantação de canal de denúncia comunica que você está seriamente interessado em saber se um cliente ou fornecedor suspeita de má conduta.

Como incentivar e divulgar o canal de denúncias

Enfatize o valor e o propósito da denúncia de irregularidades para aumentar a transparência, reduzir riscos e perdas e prevenir atividades ilegais quanto antes.

Posicione a denúncia de irregularidades como um reforço dos valores centrais e do código de conduta da organização. Abrace os denunciantes, afirmando que aqueles que agem de boa-fé são considerados valiosos.

Se possível, permita que as pessoas denunciem anonimamente e informe-as de que podem permanecer assim durante todo o processo de acompanhamento e investigação.

A implantação de canal de denúncias pode ajudar seu negócio e evitar escândalos, perder dinheiro e assegurar que será possível agir antes que situações indesejáveis sejam agravadas.

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